Máquina troca embalagens por passagens e descontos na conta de luz
10/12/2017 20:48 em Geral

Chegou ao Brasil uma máquina sustentável que faz sucesso na Europa e na Ásia, como mostrou o SóNotíciaBoa em 2015.

É uma máquina de reciclagem que recolhe embalagens vazias e transforma em créditos ou descontos para o consumidor.

Ele deposita resíduos sólidos reutilizáveis e ou recicláveis, como PET, latas de alumínio, embalagens longa vida, vidro. Em troca, recebe pontos para descontar na conta de luz, ou créditos para descontar nas passagens de ônibus.

Como

As máquinas, já em funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro e na Paraíba, reconhecem o material por meio de um leitor de código de barras e computa pontos no perfil do cidadão.

Em pouco mais de um ano, elas já recolheram quase 1,5 milhão de embalagens e foram usadas por mais de 40 mil pessoas.

Cada garrafa de PET vale 10 pontos, enquanto a latinha vale 15.

A cada 100 pontos, o usuário pode resgatar R$0,35 em crédito no Bilhete Único (em São Paulo), R$0,27 centavos em desconto na conta de luz ou ainda, podem ser doados para projetos sociais.

O projeto foi trazido ao Brasil por uma startup paulista.

Projetada pela Triciclo, a Retorna Machine é uma máquina de venda reversa (“reverse vending machine”), destinada a recolher resíduos sólidos reutilizáveis e ou recicláveis.

A ideia é evitar que esses materiais sejam descartados de maneira errada e ainda conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e da logística reversa fechando o ciclo do produto.

Onde

As máquinas de reciclagem ficam em pontos movimentados, como estações de metrô, terminais de ônibus e shopping centers.

O funcionamento é bem simples: basta o usuário se cadastrar no site ou app do projeto, levar o recipiente reciclável, inserir na máquina e esperar ela gerar pontos.

Todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo (que faz a triagem, classificação, prensa e enfardamento) para envio às cooperativas de catadores de lixo e empresas recicladoras.

Com informações do Autossustentável e Triciclo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!