Japão cria remédio para acabar com a gripe em 24 horas
17/02/2018 20:25 em Saúde

Um remédio que pode acabar com o vírus da gripe em até 24h. É o que uma indústria farmacêutica japonesa afirma ter criado.

A droga já foi testada com sucesso em 1,436 pacientes. Ela também poderia reduzir o poder de contágio da doença com apenas uma dose.

Chamado de ‘baloxavir marboxil’, o remédio poderá chegar às farmácias japonesas ainda este ano: em maio de 2018.

Como

Ele inibe uma enzima de restrição que é essencial para que os vírus se repliquem e sintetizem proteínas a partir do próprio material genético.

Com este bloqueio, o remédio não só evita que o vírus se espalhe, mas também limita sua habilidade de entrar em nossas células e induzir os sintomas da gripe.

Testes

Pacientes que começaram a mostrar sinais de infecção nas primeiras 48 horas disseram ter se livrado dos sintomas 53 horas depois de tomar uma pílula do baloxavir marboxil.

O efeito do remédio no organismo começava antes: em 24h, o vírus já parava de se replicar.

Já os pacientes que tomaram placebo – e contavam apenas com o próprio sistema imunológico para combater o vírus – só se sentiam melhor depois de 80 horas.

Os testes também sugerem que o remédio pode causar menos efeitos colaterais que outros disponíveis no mercado.

Mas nem tudo são flores: o estudo excluiu pessoas com alto risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, tornando impossível de saber se, em casos mais severos, o remédio funcionaria tão bem.

Sinal verde do Governo Japonês

De acordo com o jornal japonês The Asahi Shimbun , a droga recebeu sinal verde do painel do Ministério da Saúde do governo japonês no início de fevereiro.

Isso indica uma expectativa provável para fabricação e venda.

De acordo com o The Wall Street Journal , a Shionogi e a Roche,  que é fabricante do Tamiflu e terá o direito de distribuir o baloxavir no mercado internacional – devem pedir autorização para comerciliazação nos EUA.

Com informações da Super e WTJ

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!